APRESENTAÇÃO

Sou mãe, esposa, bioquímica e estudante de doutorado.


Comecei a cozinhar na adolescência mas, nessa época, só gostava de fazer "gordices".


Depois que casei quis inaugurar todos os utensílios e equipamentos que ganhei e a paixão pela culinária foi aumentando. Antes mesmo de engravidar comecei a buscar uma alimentação mais saudável e equilibrada para preparar meu organismo para as mudanças. Quando engravidei comecei a buscar cada vez mais por alimentos menos industrializados e mais naturais.

No entanto, foi só quando meu filho nasceu que comecei a me interessar por uma culinária de fato mais saudável, com menos açúcar branco, trigo, leite e gordura visto que é essencial que a criança inicie a introdução alimentar com alimentação saudável para que desde já tenha uma boa qualidade de vida.

No futuro, terei orgulho de dizer para ele que uma das primeiras coisas que ensinei foram os hábitos alimentares saudáveis.


Siga-nos também no Instagram: @comidinhasdogui


Renata


sábado, 7 de março de 2015

Como preparar a goma de tapioca

O Gui (como bom neto de nordestino) adora uma tapioca. Normalmente nós não compramos a goma pronta, ou seja, fazemos em casa a partir de polvilho doce. Existem dois métodos para se hidratar o polvilho para virar goma de tapioca. Antigamente nós iamos umedecendo aos poucos e peneirando mas muitas vezes colocávamos agua demais e virava uma papa. Desde então fazemos por esse método e nunca mais tivemos problemas.


Coloca-se 500g de polvilho doce em um pote, adiciona-se sal e mistura-se tudo. Depois coloca-se água até cobrir todo o pó (foto 1). O pote deve ir para a geladeira sem tampa. Algumas horas depois (umas 12h) é possivel ver duas camadas (foto 2). Essa agua deve ser jogada fora (vire com cuidado). O pote deve permanecer na geladeira sem tampa até que o polvilho fique bem seco. Se você perceber mais uma camada fina de agua vá jogando fora (agora ja pode virar o pote que o polvilho não cai mais). Quando ele estiver bem seco (foto 3) voce pode peneirar e a goma ja esta pronta para usar!


Se voce quiser uma tapioca mais nutritiva e colorida umedeça (etapa 1) com suco de beterraba (foto 4), suco de cenoura, suco de couve, etc.. Depois disso use sua criatividade nos recheios saudáveis.


Hum... Delicia!!



Sem comentários:

Enviar um comentário