APRESENTAÇÃO

Sou mãe, esposa, bioquímica e estudante de doutorado.


Comecei a cozinhar na adolescência mas, nessa época, só gostava de fazer "gordices".


Depois que casei quis inaugurar todos os utensílios e equipamentos que ganhei e a paixão pela culinária foi aumentando. Antes mesmo de engravidar comecei a buscar uma alimentação mais saudável e equilibrada para preparar meu organismo para as mudanças. Quando engravidei comecei a buscar cada vez mais por alimentos menos industrializados e mais naturais.

No entanto, foi só quando meu filho nasceu que comecei a me interessar por uma culinária de fato mais saudável, com menos açúcar branco, trigo, leite e gordura visto que é essencial que a criança inicie a introdução alimentar com alimentação saudável para que desde já tenha uma boa qualidade de vida.

No futuro, terei orgulho de dizer para ele que uma das primeiras coisas que ensinei foram os hábitos alimentares saudáveis.


Siga-nos também no Instagram: @comidinhasdogui


Renata


segunda-feira, 2 de março de 2015

Brownie de alfarroba e abobrinha

Essa receita foi polemica. Alguns adoraram, outros nem tanto e ainda tiveram aqueles que depois que descobriram os ingredientes passaram a achar estranho... Hehhe.. O Gui comeu tudo!! Acho que ficou no grupo dos que gostaram... Hehe

Brownie de alfarroba e abobrinha




Ingredientes:
1 abobrinha media
1/4 xic de óleo de coco
1/2 xic de farinha de coco
1/2 xic de farinha de arroz
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de açúcar demerara
2 colheres de sopa de chia
1/2 xic de alfarroba em pó
1 ovo
1 colher de sopa de fermento químico
Tamaras picadas. 

(*pode-se substituir a farinha de arroz por mais 1/2 xic de farinha de coco)

Bater no liquidificador o ovo, a abobrinha e o óleo de coco.

Em um pote misturar as farinhas, os açucares, a chia, o fermento e a alfarroba. Adicionar a mistura do liquidificador e homogeneizar. Adicionar as tamaras picadas. 
Assar a 180 graus por uns 20 minutos.
Hummm... Delicia!!!





A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes. Ela é ideal para bebês por não ser alergênica.
Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio - tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a berinjela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.

Sem comentários:

Enviar um comentário